![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieDznhZiJjkoNsvgDhkdREDCD545VbLkP5Gzsg1YrbofkoJzOE3uUFHmg6hHlQAR9DUybiZhjBUfNk-e1jkj4PtKGGR_aZaGhWq2KJsoF5J530OtKgyDUn03B1GTg3tkOxBOzBx9jZJOI/s1600/th.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji1tt0VAcD64PfNX0wJ46w5jMWPHipPo2rA2oLhNHFqc7CHW72IAFgBpoeT70FFEOiFam8TLxyebmWAQbpbz40jZn1fmoAOsJ_k5iE0GjiJgpeBHE4i_hHNym9ntDjJb1uaigh1hUxcwo/s1600/EA99F.jpg)
O nome do cavaleiro é Ewen, que era filho e herdeiro do Chefe do clã MacLaine. Mas a inveja e ódio que sentia pelo pai, fez com que os dois caíssem em desgraça, e resolvessem as diferenças no Campo de Batalha de Lochbuie. Em 1538, os dois exércitos se encontraram e o filho acabou decapitado com um golpe de machado desferido por um dos seguidores de seu pai. Desde então, até hoje, muitas testemunhas afirmam ter visto e/ou ouvido Ewen, sem cabeça, em seu corcel negro, cavalgando para colher as almas dos Campos de Batalha.
Reza a lenda também que esse mensageiro da morte teria tido um presságio dele próprio. Na noite anterior ao conflito, Ewen teve um encontro com a Fada Lavadeira (uma figura folclórica escocesa aparentada com a Bansidhe Irlandesa e a Bruxa da Baba Galesa). Na véspera dos combates, era sua lúgubre função lavar as roupas dos guerreiros que morreriam no combate.
Ewen caminhava ao longo de um riacho quando viu a velha agachada à beira d'água, enxaguando uma pilha de camisas manchadas de sangue. Ele perguntou a ela se sua camisa estaria entre elas, e a resposta foi afirmativa. Ewen caindo no desespero, perguntou a velha se haveria algum jeito de reverter aquele prognóstico macabro. A velha disse que ele estaria livre da maldição se sua esposa, sem ser avisada, servisse manteiga para ele ao amanhecer. Mas a sorte não sorriu à Ewen, pois sua amável esposa não serviu manteiga na manhã seguinte. O infeliz mastigou estoicamente seu pão seco, rumando posteriormente para a batalha, sabendo que não retornaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário